O ano era 2018, eu havia acabado de ser aprovada no doutorado, precisava de um projeto que relacionasse educação a distância, tecnologia, autonomia, formação e mais um monte de categorias. Pensando em seguir a linha escolhida no mestrado, sobre educar a distância, mas dessa vez indo além do material didático, surgiu o conceito Ubique de Educar quando tudo está distante. Ainda era um embrião, mas tinha potencial. A ideia conversava muito com o que eu imaginava para a tese. Daí veio a pandemia. Meu objeto de pesquisa se tornou o meu cotidiano, mas deu tudo certo. Conceito criado.
A Ubique Educacional existe para que o conhecimento circule. Nasce da pesquisa rigorosa, da produção autoral responsável e do compromisso com impacto social real. Busca dar forma a ideias que precisam alcançar novos espaços — do Norte ao Sul do país. A Ubique Educacional elabora, interpreta, desloca e amplia. É presença intelectual em movimento. Até chegar aqui, tive outros sites, desistências, crises, mas agora, estou retomando a pesquisa no pós-doc, as ideias surgem e ressurgem. Simbora!
Atualmente este projeto é a base na qual me debruço para estudos relacionados ao meu pós-doutorado que está em andamento, visto que, se trata de um projeto, primordialmente, transdisciplinar.
Já existe um GT (GETAD – Grupo de Estudos Transdisciplinares e Análise do Discurso), voltado à pesquisa em diversas áreas e temáticas com aderência aos princípios da Ubique Educacional, visto que, não somos “uma empresa de educação” — temos origem em um conceito com profundo significado ligado ao Brasil, o que lhe dá uma identidade própria, associado à disseminação do conhecimento como princípio, visto que carrega a ideia de ubiquidade: saber que chega onde precisa chegar. A pesquisa, que é realizada com o intuito de contribuir para o avanço do conhecimento científico, busca por produção autoral que seja, ao mesmo tempo, séria e socialmente relevante, que realize pesquisas que tenham rigor intelectual e que tenham impacto real. Nosso objetivo é sermos a ponte entre ciência, linguagem, sociedade e formação crítica, cujo "espírito ubique" deve "correr nas veias" de todo pesquisador, autor e educador que faça parte deste projeto.
A Ubique Educacional, é, antes de tudo, uma forma de pensar. Uma forma de estar no mundo por meio do conhecimento. Uma forma de garantir que tudo aquilo que se aprende, que todo o saber adquirido, possa, de fato, ser compartilhado em todos os lugares.